segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Crônicas Saxônicas: O Último Reino

Eu sei, eu admito..... Deixei meu querido blog abandonado e jogado ao relento, mas foi por um motivo de força maior (término da faculdade) e menor (falta de inspiração, e vergonha na cara). Porém, essas águas já se passaram e voltei com a enorme responsabilidade de falar sobre o livro do grande Bernard Cornwell.
Admito que, desde que li as Crônicas de Artur, passei a ter uma opinião antes de ler qualquer livro deste autor: é bom... e ponto final... só pode ser! Sou uma propaganda ambulante do trabalho e da incrível narrativa deste, que é um dos maiores escritores britânicos da atualidade.

 As Crônicas Saxônicas são compostas por seis livros, sendo o primeiro intitulado O Último Reino (2004), objeto deste post. Como todos os livros do Cornwell que já li, o início é um pouco massante devido ao grande número de lugares e personagens. Prepare-se para voltar ao mapa das primeiras páginas algumas vezes, e a ter a leitura interrompida para que você consiga lembrar, por exemplo, quem é Aethelred e quem é Aethelwod. Com o decorrer da história, você vai se adaptando à narrativa e tudo flui tranquilamente.
Bem, a crônica retrata a história de Alfredo, o grande, e o seu papel nas invasões dinamarquesas que culminaram na consolidação e unificação da Inglaterra, tudo isso feito sob a visão do jovem guerreiro Uhtred.
Uhtred, inicialmente chamado de Osbert, era o segundo filho do ealdorman Uhtred (chamarei de U1), senhor de Bebbanburg, na Nortúmbria. Após a morte de seu irmão Uhtred (chamarei de U2) pelas mãos do senhor dinamarquês Ragnar, Osbert assumiu o posto do primeiro filho, assumindo seu nome (chamarei de U3) (um povo de muito criatividade, como vocês podem perceber...). O livro começa com a invasão dinamarquesa na Inglaterra, que é iniciada em Bebbanburg. Após uma emboscada, U1 é assassinado e Ragnar (o mesmo que matou U1 e U2) leva nosso querido Osbert (U3), na época ainda criança, como "criado". As aspas são muito apropriadas, pois o menino nunca foi visto realmente como um serviçal, e sim como um pupilo. Criado como um dinamarquês, adorando deuses dinamarqueses, comendo as comidas dinamarquesas, festejando as datas dinamarquesas e lutando como um dinamarquês, não preciso nem dizer o embate que seu coração enfrentava: a quem ele devia sua lealdade? O vínculo de Uhtred com seu captor cresceu no decorrer dos anos, de modo que sua lealdade perante a "nova nacionalidade" foi firmada. Importantes personagens acompanham o menino em seu dia-a-dia: Rorik e Thyra (filhos de Ragnar), Ravn (pai cego de Ragnar) e Brida (jovem inglesa que é "adotada" como Uhtred, tornando-se sua amiga e companheira).
Enfim... depois de muito sangue, lutas, brigas, batalhas xingamentos, gente fedida, atos de vingança, politicagem e religião, Uhtred vê a sua vida mudar drasticamente quando sua família adotiva é assassinada, e ele se vê obrigado a resgatar sua origem inglesa. Ele vai até Mércia, o único reino inglês que ainda não caiu sob o domínio dinamarquês, e se junta ao rei Alfredo. Uhtred, que não suporta o rei, não mais pensa em estabelecer uma lealdade, seja dinamarquesa ou inglesa. Sua decisão, agora, é apenas a quem agradar, e o que fazer para permanecer vivo.
Vale a pena mencionar que o livro faz provocações ao cristianismo, o que pode incomodar certas pessoas. Entretanto, devemos lembrar que os acontecimentos históricos estão aí, retratados em inúmeros livros e documentos mundo afora. O que é mostrado são os primeiros anos do cristianismo, ainda não consolidado como religião predominante em muitos países, portanto, sujeito a dúvidas e descrença pelos personagens do livro. É só uma história, e não deve ser levado a sério.
Outra coisa bem interessante é que os livros da crônica, quando reunidos, formam uma imagem única. Um temperinho a mais na coleção de Cornwell.


Como de costume, aí vai um trechinho do livro: "O júbilo! O júbilo da espada. Eu estava dançando de júbilo, a alegria fervilhando dentro de mim, o júbilo da batalha da qual Ragnar falava com tanta frequência, o júbilo do guerreiro. Se um homem não o conheceu não é homem, Aquela não era uma batalha, não era uma carnificina propriamente dita, apenas uma matança de ladrões, mas foi a minha primeira luta e os deuses tinham se movido dentro de mim, tinham dado velocidade ao meu braço e força ao escudo, e quando terminou, e quando dancei no sangue dos mortos, soube que eu era bom. (...) Os jovens são idiotas, e eu era jovem. Mas era bom."

Novamente, Bernard Cornwell nos contempla com uma crônica bem escrita, que agrupa história, romance e ação, e cumpre aquilo que promete: entreter com qualidade.

Cenas dos próximos posts: O Herói Perdido; Tiger's Destiny.

22 comentários:

  1. Eu adorei esse livro e embalei em O Cavaleiro da Morte, para mim melhor que o primeiro. Só que tive que interromper a sequência, mas logo eu volto pra terminar a série. Belo post.

    ResponderExcluir
  2. Estou terminando o sexto livro. Uma sequencia espetacular. E na minha opinião, o quarto livro "A Canção da Espada" é o melhor entre eles.

    ResponderExcluir
  3. Espero conseguir fácil os outros livros, estou no Livro I.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  5. The Pagan Lord – sétimo livro das Crônicas Saxônicas
    The Pagan Lord é o título do sétimo livro da série Warrior Chronicles/Saxon Tales conhecida no Brasil como Crônicas Saxônicas de autoria do escritor britânico Bernard Cornwell. O livro tem previsão de lançamento para dia 26 de setembro deste ano no Reino Unido e 07 de janeiro de 2014 nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.




    A sinopse em inglês pode ser lida através deste link: http://www.bernardcornwell.net/books/The-Pagan-Lord/.

    Para ler um excerto do livro (em inglês) acesse o link: http://www.bernardcornwell.net/the-pagan-lord-excerpt/.

    ResponderExcluir
  6. Olá,eu sou o Carlos,tenho 14 anos e AMO essa série de livros !!! Eu estou terminando de ler o 6° livro, "Morte Dos Reis" e pra mim,o melhor livro é o "Senhores do norte".

    A historia é muito envolvente e vc adquire um carisma pelo uhtred,por alfredo e até por finan !! haha O livro detalhado ao maximo é demais ! Incrivel ! virei fa do Bernard Cornweel após esta saga,e sem dúvida a melhor q ja li !! Estou muito ancoso para o "Lorde Pagão" e sempre tem aquelas opinioes e discussoes sobre como ele será haha !! Sempre q posso,eu indico para amigos e tals,e como mostram as capas,haverão mais livros !! 8 e o 9 talvez !!

    ResponderExcluir
  7. sim terminei o 6º livro e estou louco querendo ler o 7º. Mas o melhor foi concerteza os livros q envolviam Uhtred e Ragnar, sempre tinha alguma coisa legal entre eles, senti falta disso no 6º livro. Enfim vamos aguardar o 7º

    ResponderExcluir
  8. Amigos.. para que gostou do estilo... Esse autor é também dono das Cronicas de artur... que é até melhor que as crônicas saxônicas!! Devel Cadarn eh mais barril que uhtred.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho Uhtred melhor, pois ele é muito menos afortunado que Derfel, Uhtred fez alianças erradas e devido a isso vive com a corda no pescoço e servindo quem ele não quer...

      Excluir
  9. não acho que tenham provocações ao cristianismo...

    ResponderExcluir
  10. muito boa coleção, e as criticas em relação ao cristianismo são realmente válidas, o cristianismo daquela época não cheirava bem.

    ResponderExcluir
  11. Já li toda a série (aguardando o "Lorde Pagão", sétimo livro). Já li varios livros dele e "O ultimo reino" foi o primeiro, lembro como se fosse hoje, fui na biblioteca procurar "O rei do inverno" e estava emprestado, encontrei esse livro e pensei, vou levar já que não tenho nada a fazer vou ler ele, e me apaixonei pela escrita do cornwell. Hoje leio tudo que ele escreve, com uma certa decepção em "O Forte".

    Já li:
    A Trilogia do graal
    A trilogia de Arthur.
    Os 6 livros das Cronicas Saxonicas
    O forte
    e 7 Livros das Aventuras de sharpe.

    ResponderExcluir
  12. Sempre gostei de histórias medievais. Fiquei fascinado com este livro após ilustrar mental todo o detalhismo do autor ao descrever a parede de escudo.

    Tem uma frase que lembro até hoje: "O destino é inexorável". Estou no aguardo da continuação: "O Lorde Pagão".

    Recomendo para os leitores: A trilogia de Arthur

    E sim, há provocações ao cristianismo em todos os livros.

    ResponderExcluir
  13. Sobre o cristianismo, o que mais me atrai nesse livro é exatamente isso, as provocações, a realidade de que cada cultura tem seu próprio Deus e não somente um perante todos, é somente uma crença para a pessoa crer no que acredita.

    ResponderExcluir
  14. Uma pena esses livros terem tão poucas páginas

    ResponderExcluir
  15. E um detalhe, o último reino que não caiu nas mãos dos dinamarquesas foi Wessex e não a Mércia. Mas belo post, parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Não são só 6 livros. Já li o oitavo e tem mais. Rsrsrs. Eu gosto. Mas no último faltou um pouco de inspiração. Rolou uma mesmice. Mas tá valendo.

    ResponderExcluir
  17. 3 to lendo e ta sendo o mais chato ate agora...

    ResponderExcluir
  18. Foi lançado na Inglaterra em 2015:""Warriors of the Storm""9º livro da série ainda sem tradução no brasil. Pelo visto , teremos um novo Sharp...

    ResponderExcluir
  19. Antes de mais nada, devo confessar... adoro esse autor... já li As crônicas de Arthur, A busca do Graal e todos os livros as Crônicas Saxônicas! Bernard escreve muito bem, ele te envolve e faz com que você realmente viva a vida do personagem... adoro o Uthred! Meu Deus, sofro só de pensar que um dia a história tem que acabar...
    Se você gosta de conhecer um pouco de história, guerras, estratégia... essa sequência é para você �� Porém prepare o estômago rsrsrs a riqueza de detalhes pode deixá-lo um pouco embrulhado para os mais sensíveis ��
    Que venha o livro 11��������

    ResponderExcluir