terça-feira, 21 de agosto de 2012

Saga dos Tigres - Colleen Houck

A Saga dos Tigres é uma série de livros da autora norte-americana Colleen Houck. A saga conta a história de Kelsey, uma menina órfã do Oregon que vê sua vida virar de cabeça para baixo depois de conhecer Ren, um príncipe indiano amaldiçoado a viver como um tigre branco por 23 horas do dia. Kelsey embarca numa jornada para realizar as quatro tarefas da deusa Durga a fim de, finalmente, poder quebrar a maldição. Durante os livros, podemos nos deliciar com muita luta, emoção, romance, adrenalina e príncipes indianos que mexem, e muito, com nossa imaginação, além de muita informação sobre a cultura e culinária da Índia. Colleen Houck conduz as histórias de forma clara e empolgante, porém, fiquei um pouco decepcionada com a similaridade com a Série Crepúsculo. Entretanto, devo dizer que A Saga dos Tigres, se puder ser comparada com os livros de Stephenie Meyer, é de uma qualidade muito superior. Apesar de Kelsey ser bem irritante de vez em muito quando, ela é bem mais interessante que a heroína de Crepúsculo. Com seus próprios poderes, sua pesquisa, e um humor iiinnnfffiiinnniiitttaaammmeeennntteee mais empolgante do que o de Bella, ela fica na frente na minha lista de protagonistas de livros de mulherzinha. Ren e Kishan (irmão de Ren, amaldiçoado como tigre negro, e o Jacob da série terceira figura do triângulo amoroso), protagonizam a história juntamente com Kelsey, e dividem nossas opiniões de forma justa. Os dois príncipes são igualmente interessantes nas tramas de Colleen Houck devido ao fato de serem dois heróis românticos, com uma pitadinha de ironia, e não poderiam ser mais diferentes. Confesso que fiquei muito feliz em NÃO encontrar aquele romance exagerado meloso, onde os protagonistas já se amam loucamente no segundo capítulo do livro. Aqui, encontramos o romance, mas também vemos muitas falas engraçadas, onde tudo acontece em seu devido tempo.
Falando em tempo.... palmas para Colleen Houck pelo andamento de suas histórias em cada livro. Os acontecimentos acontecem sem pressa alguma, mas também sem enrolação. Ela nos faz roer as unhas e desejar dar uma olhadinha discreta no final do livro, de tão ansiosos q ficamos. A autora também explora a cultura indiana de forma clara e não massante, transmitindo curiosidades interessantes e encaixando-as corretamente na história em questão.
Dois livros já foram lançados aqui no Brasil: A maldição do Tigre e O resgate do tigre. O terceiro livro da série, A viagem do Tigre, já foi lançado nos Estados Unidos e a versão em português está prevista para  chegar por aqui em novembro. O quarto volume, intitulado O destino do tigre, está previsto para ser publicado no início de setembro nos Estados Unidos, mas não consegui encontrar uma previsão para o Brasil.

Resenhas:

A maldição do Tigre (Livro 1)

Vamos começar com uma pergunta: QUE CAPA É ESSA??? Quem fez o design com certeza levou a sério aquele dito de julgar o livro pela capa. Tenho que admitir que quando vi na livraria eu nunca tinha ouvido falar na série, mas comprei porque fiquei hipnotizada por essa capa maravilhosa! :D
Quanto a história, eu achei um pouco estranho o modo como a autora explica a ida de Kelsey a Índia. Ela vai trabalhar em um circo nas férias, conhece o tigre, se dá bem com ele, aparece um cara (Sr. Kadam) que compra o tigre para levá-lo a uma reserva ecológica na Índia, pergunta se ela quer ir para ajudá-lo a se estabelecer e ela vai. Ah... e os pais adotivos são totalmente positivos com essa ideia. Lembrando que ela é menor de idade... Enfim, tirando isso eu adorei o livro. Lembro o que senti quando Ren apareceu pela primeira vez, quando sua história foi explicada, quando eles conheceram Durga e quando, juntos, foram buscar o primeiro artefato da deusa. Novamente, reitero o que disse sobre o ritmo com que a trama se passa. Ren e Kelsey vão se conhecendo, aprendendo a confiar e a gostar um do outro. Não tem aquele "eu te amo e se você me deixar eu vou morrer" no segundo capítulo do livro, ou, pensando melhor, em nenhum dos capítulos. O amor que nasce entre os dois é novo, mas maduro, e é isso que nos faz gostar tanto do livro. 
Aí vai um pedacinho do sétimo capítulo, quando Kelsy descobre que seu tigre é, na verdade, uma pessoa:
"Virando-me lentamente, deparei com um rapaz bonito de pé bem à minha frente. Parecia jovem, com 20 e poucos anos. Era uns 30 centímetros mais alto do que eu e tinha o corpo forte e esbelto, vestido em roupas largas de algodão branco. Sua camisa de mangas compridas estava para fora da calça e parcialmente desabotoada, deixando ver um tórax liso, largo e de um tom de bronze dourado. A calça leve estava enrolada na altura do tornozelo, realçando os pés descalços. Os cabelos, negros e lustrosos, estavam penteados para trás e se encaracolavam ligeiramente na nuca.
Seus olhos eram o que mais me chamavam a atenção. Aqueles eram os olhos do meu tigre, o mesmo tom cobalto profundo.
Estendendo a mão, ele falou:
- Oi, Kelsey. Sou eu, Ren."



O resgate do tigre (Livro 2)

Acho que não tenho absolutamente nada a reclamar. Empolgante do início ao final! Neste volume da série, Kelsey, de volta e sozinha no Oregon, começa a se preparar para as próximas tarefas que terá que realizar para quebrar a maldição. Aulas de Wushu na academia, e de relações internacionais e costumes indianos na faculdade, são algumas das preparações da garota para os desafios que possa encontrar. Sua relação com Ren se mostra muito mais madura e intensa, mas é Kishan quem rouba a cena. Como o nome do livro sugere, juntos, Kishan e Kelsey terão que resgatar Ren, capturado por Lokesh nos primeiros capítulos. Se só queríamos saber de Ren no primeiro livro, este segundo nos faz confundir nossas opiniões. Conhecendo melhor Kishan, parte de nós começa a torcer por ele também, ou pelo menos, que possa existir uma versão dele de verdade. O resgate do príncipe, acrescido do ritmo lento com que o livro se passa, nos deixa tensos durante toda a trama. Me vi falando sozinha várias vezes: "Tá bom.. já entendi... passa logo pra parte que o Ren está de volta!", e isso só fez com que eu não conseguisse largar o exemplar nem para almoçar! Mas o ponto alto (ou baixo, não decidi ainda.. rs) do livro é o final. Não vou estragar pra quem não leu, mas só vou dizer uma coisa: COMO ASSIM????? Fechei o livro e fui direto encomendar o terceiro.
Aí vai um pedacinho do décimo capítulo, quando Ren é capturado:
"Eu estava sendo carregada rapidamente por entre as árvores, mas Ren não nos seguia. Ele ainda lutava, enquanto os agressores fechavam o cerco em torno dele. Tornou a se transformar em tigre. Eu o ouvi rugir de fúria e dor e soube, em meio à névoa que tomava conta da minha mente, que não era o sofrimento físico que o fazia gritar. Não poderia ser, pois eu também o sentia. A dor horrível e dilacerante era porque eu tinha sido tirada dele. Sem conseguir manter os olhos abertos, estendi a mão e agarrei debilmente o ar.
- Ren! Não! - implorei, antes de despencar na escuridão."



A viagem do tigre (Livro 3) 

Depois desse livro confesso que mantenho uma relação de amor e ódio com a história. A Kelsey me irritou profundamente... Lembro de conversar com meu namorado sobre o livro e falar inúmeros vezes "ah... to irritada!". Maaaaaaaaaaaaaaaas, como sempre, provavelmente foi isso que me fez ler o livro sem parar, e desejar desesperadamente que o próximo volume saísse logo (Colleen Houck, sua espertinha!).
Dessa vez, Kelsey, Ren e Kishan estão juntos na busca do próximo artefato de Durga. Sr Kadam e Nilima também se juntam a eles muitas das vezes. Meu espírito biólogo marinho amou esse livro, que se passou 90% do tempo no mar, já que se tratava de um artefato do elemento água. Ren se fez muito mais presente do que no livro anterior, e muito mais sedutor e malicioso... Kishan, por sua vez, aparece mais como um coadjuvante e se mostra com uma personalidade mais calma, paciente e madura. Kelsey está uma bagunça durante toda a trama, confusa sobre qual dos irmãos ela vai escolher. Uma coisa que me chamou atenção no livro foi: Eita povo que come! Eles deviam almoçar 5 vezes por dia, comer um lanchinho umas 4 vezes e jantar uns 7 vezes. Exageros a parte, não sei como os personagens não explodiram ou saíram rolando por aí.
Como sempre, Colleen Houck nos deixa com um final estilo "Como assim!?!?!?", e com uma ansiedade de saber como tudo vai terminar.
Se você ainda não leu o segundo livro, não leia o final desta resenha, pois ela contém spoiler!!!
Aí vai um pedacinho do décimo oitavo capítulo, quando Ren recupera a memória:
"That's when I felt it. Under the hurt, under the layers of torment, there was something solid, something strong, something unbreakable. It was back. The bridge between Ren and me had been rebuilt. It was hidden under waves of pain. It was flooded over, but it was there, and it was rock-hard and firm. I took several steps toward him, but Kishan held me back."
"Foi quando eu senti. Por trás da dor, por trás das camadas de tormento, existia algo sólido, algo forte, algo inquebrável. Estava de volta. A ponte entre Ren e eu fora reconstruída. Estava escondida atrás de ondas de dor. Estava inundada, mas estava lá, e era dura como pedra e firme. Eu dei alguns passos na direção dele, mas Kishan me segurou."

21 comentários:

  1. Posso saber porque não soube da existência desse blog antes? hahahaha
    Te amo! Amei a ideia! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Me convenceu! Se antes eu ainda tinha dúvidas, agora tenho certeza que vou querer ler este livro, afinal, apesar de ser uma série, saber que ela utilizou muito bem o tempo e não correu nem parou com a história, faz com que eu queira mesmo começar logo a ler A Maldição do Tigre.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler essa série. Vários clientes da livraria qual trabalho já disseram que a série é ótima, mas fico meio desconfiada, afinal, para cada amante de uma série ela é ótima para ele, se é que me entende 'rsrsrsrs.
    Bem, gostei da sua resenha, me convenceu a ler a série, assim que entrar money no débito compro os volumes já publicados aqui no Brasil.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Olá Carine!
    Estou finalizando a leitura do 3º livro da série e não vejo a hora de encontrar o 4º livro nas livrarias!
    Também comprei o livro pela capa e simplemente me apaixonei pela história. Envolvente, apaixonante e a cada livro lido, um gostinho de quero mais!
    Bjx

    ResponderExcluir
  5. quando saíra o quarto livro espero ansiosa por esse emocionante triangulo amoroso

    ResponderExcluir
  6. Fui tentada a comprar o primeiro volume pela capa, nunca tinha ouvido falar. Estou no terceiro já, e amando a historia, confesso que inúmeras vezes chorei no segundo hahaha

    ResponderExcluir
  7. Concordo muito sobre a resenha do terceiro livro, e confesso que não consigo largar ele por um segundo se quer. Posso dizer que queria muito estar e não estar na pele da Kelsey. Mas sinceramente estou torcendo para que ela escolha Ren.

    ResponderExcluir
  8. Commprei os 4 livros na Saraiva, com desconto saiu na faixa de 21, 22 reais cada um e valeu a pena.
    A série tem seus pontos fortes, todos já citados nessa resenha e concordo com a Karoline Silva, eu não queria estar na pela da Kells ( apelido carinhoso de amante da série) , mas é impossível não querer o Ren pra mim.
    O segundo livro fica ainda melhor com a chegada do irmão que o traiu no passado, desilusões e outras coisas. Não posso mentir, a série toda é uma caixinha de susrpresas e o quarto livro excedeu em muito minhas expectativas!
    Parabéns pela resenha, devia ter feito algo assim para explicar aos outros porque amei tanto essa série.

    ResponderExcluir
  9. A história é perfeita, estou acabando o quarto livro, e não tenho vontade de parar de ler. Não vejo a hora de quê o filme seja lançado! No quarto livro tem muita ação também, claro que sem perder o romance... Perfeito !

    ResponderExcluir
  10. Sério a kelsey me irritou no 3° livros mas ja li a serie toda na esperança de um quinto livro '-' saudades ja li 5 veses a serie acho que devo ler mais uma.

    ResponderExcluir
  11. Eu amei os livros em geral, porém achei o final um tanto decepcionante. Pra mim, ela viajou muito no final do quarto livro. E no terceiro a Kelsey me fez para de ler o livro por um tempo ahahaha

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente com você!! Eu amei os livros e praticamente me viciei na história, sempre que eu acabava de ler um livro ia correndo comprar o seguinte.
    Parabéns, adorei o blog!!!

    ResponderExcluir
  13. Estou lendo o numero 1 e estou amando ..estou apaixonada por Ren.

    ResponderExcluir
  14. estou lendo o primeiro livro da serie estou no começo ainda mas estou me sentindo cada vez mais atraido pelo livro!

    ResponderExcluir
  15. Acabei de ler a saga inteira há um mês e meio!!
    Que venha o 5° volume hehe

    ResponderExcluir
  16. Adorei todos os livros. Simplesmente minha saga favorita.

    ResponderExcluir
  17. Nossa fiquei totalmente vidrada nesta saga, facinada. Você se surpreende a cada capítulo. (pode até ser um exagero meu, mais sentir um pouco de vontade de viver alguns momentos da vida da Kelsey, rsrs, as melhores é claro com o Ren) Só fiquei triste por não ter lido antes... já estou sentindo falta.

    ResponderExcluir
  18. Estou no começando o terceiro livro e amandooooo!!
    Adoro o Kishan mas meu preferido é o Ren. :3 <3
    Chorei no segundo livro...e ainda estou meio triste por Ren :'( mas sei que tido vai melhorar! E como você disse...acabamos até dando uma espiadinha nos últimos capítulos por pura curiosidade! Estou amando esta saga! A melhor que eu já li!

    ResponderExcluir
  19. Acabei a leitura dos 5 livros essa semana. Havia comprado e estavam na fila de leitura. Se me arrependo de ter demorado pra lê-los antes? Não, pq pude ler um após o outro, sem esperar o lançamento, porém, sabemos que ainda tem o 6o. livro sendo escrito e não tem previsão de lançamento. Estou ansiosa pelo O Sonho do Tigre e espero que a Colleen tenha dó dos nossos corações e anuncie o mais breve possivel esse livro. Amei a saga tigres e recomendo pra quem ainda não leu.

    ResponderExcluir
  20. Meu deus! Você leu minha mente? Hahahah. Minha opinião é muito parecida com a sua. Só que minha irritação não ficou só com a Kelsey, a Colleen também teve grande parcela. É uma história muito rica e cheia de conteúdo, mas sério, nunca fiquei tão estressado por ler um livro, ou uma série de livros. A Kelsey me tirou do sério diversas vezes. Se a intenção da Colleen era criar uma personagem irritante (e por vezes burra), pois bem, ela fez isso com perfeição. Outra crítica que tenho que fazer é quanto aos personagens não terem personalidade. Em uma livro eles são e agem de uma forma, no outro, são totalmente diferentes (não vou dar muitos detalhes). Bom, não é um livro que super recomendo, mas todas as pessoas que conheço que o leram, o indicam. Talvez eu seja implicante demais. Mas se você gosta de romance, vá em frente, leia. Afinal, sou um dos poucos que criticam negativamente.

    ResponderExcluir
  21. Diretamente de 2019.
    O Sonho do Tigre é o melhor da saga INTEIRA.
    Coloca todos os outros no bolso fácil. Ler ele é chorar, viajar dentro de di mesmo, pq ele nos causa um sentimento de esperança.
    É perfeito... nesse livro temos a certeza absoluta quem foram os verdadeiros heróis e os coadjuvantes. Ana e Sohan, meus amados!

    ResponderExcluir