quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Livro de boas vindas - Coração de Tinta

Olá pessoal,

Resolvi fazer este blog pra dividir com as pessoas o que penso quando leio um livro. E o primeiro livro que vai ter a honra (hehe) de ser analisado aqui é "Coração de Tinta", da Cornelia Funke.



Sendo bastante sincera, o que me chamou atenção no livro foi a capa, que é lindíssima! Já tinha visto o filme e não achei lá grande coisa e, por isso, fiquei com um pé atrás antes de lê-lo. Porém, Coração de Tinta, ao contrário do que eu esperava, se mostrou um ótimo entretenimento. Carreguei-o para todos os cantos, pois não via a hora de saber como tudo iria terminar. 
O livro conta a história de um homem (Mo, pai de Meggie) que pode dar vida as palavras que lê. Por esse talento, ele é conhecido como Língua Encantada. Em uma noite, quando Mo estava lendo um livro chamado "Coração de Tinta" para sua filha pequena e esposa, ele acaba trazendo para nosso mundo dois grandes vilões do livro (Capricórnio e Basta) e um atrapalhado artista (Dedo Empoeirado) com sua marta de estimação (Gwin). Porém, o que ele não previra era que, em troca disso, sua esposa (juntamente com seus dois gatos e mais uma coisa qualquer, como uma aranha ou uma mosca) fosse transportada para dentro da história. Esse episódio faz com que Mo, apesar de amar histórias, nunca leia em voz alta. Meggie cresce sem nunca entender por quê o pai não lê para ela, até que uma visita de Dedo Empoeirado, depois de todos esses anos, traz uma notícia terrível: Capricórnio quer raptar Mo, para que ele retire do livro outros grandes vilões. No decorrer do livro, um samba do crioulo doido faz o enredo se desenvolver de forma maravilhosa. Mo quer o livro para trazer sua esposa, mas tem medo de acabar prejudicando mais alguém; Capricórnio quer o livro para trazer outros vilões e aumentar seu poder; Dedo Empoeirado quer o livro para ser mandado de volta para seu mundo, pois não se encaixou no nosso; Elinor (tia de Meggie, colecionadora de livros) quer uma aventura como as que sempre leu; e Meggie só quer sua vida tranquila ao lado do pai de volta. O desejo tão diferente das personagens cria um enredo empolgante, que não te deixa desgrudar nem um instante do livro.
Os dois grandes atrativos para mim são:
  • Os nomes das personagens
Cá pra nós, um livro com nomes como "Dedo Empoeirado", "Capricórnio", "Nariz Chato", "Língua Encantada", "Gralha", "Sombra", entre outros, não poderia ser ruim. :D
  • Os trechos dos livros no inicio de cada capitulo
"Lar! Era o que diziam os ternos apelos, aqueles suaves afagos que vinham soprados pelo vento, as invisíveis mãozinhas que o puxavam e arrastavam numa direção bem definida." Kenneth Grahame, O vento nos salgueiros - Trechos como este estão no início de cada capítulo de Coração de Tinta. É um ótimo lembrete de quantos livros bons eu ainda não li.


Personagens:

Meggie - Todos os amantes de livros se identificarão com a personagem principal, Meggie. Ela, que carrega sua maletinha de viagem só para livros e que é fã de clássicos inesquecíveis como Peter Pan, nos carrega por uma aventura de roer as unhas. Corajosa, não mede esforços para garantir a segurança das pessoas que ama.
Mo - Pai de Meggie, sofre muito pela perda da esposa, o que o faz um pouco irritante no decorrer do livro (Desculpe, mas é verdade!). Sério e reservado, também é louco por livros.
Elinor - Tia de Meggie e cunhada de Mo. É uma das melhores personagens do livro, porque ela consegue fazer com que você a odeie, e a ame. É tão apaixonada por leitura que chega a ser excêntrica e esquisita, e isso faz com que você ria em muitas de suas falas.
Dedo Empoeirado - Confesso que é um dos personagens que eu menos gostei. Não dá pra saber se ele é um vilão ou um mocinho, o que geralmente é bem legal quando acontece, maaaaaaaaaaas, ele é meio chatinho. Sempre nostálgico, pensando e desejando estar em seu mundo, irrita um pouco.
Capricórnio - É um vilão de responsa, daqueles que eu adoro ver em livros. Mal, cruel, poderoso, com uma pitada leve de humor de vez em quando, e que adora ver os outros sofrendo. Show! (hehehehe)
Basta e Nariz Chato - Principais capangas de Capricórnio. Não tenho muito o que falar deles... são vilões, as vezes um pouco tapados, que puxam bastante o saco de seu senhor.
Gralha - Tem que tirar o chapéu pra essa aí... Ela é tão megera, mas tão megera, que conseguiu me fazer tremer do outro lado da folha! :D
Fenoglio - É o autor do livro no livro (hihi). Um velhinho fofo, daqueles que dá vontade de apertar. Tem uma participação muito importante na história (além de ter criado Coração de Tinta), que eu não vou contar pra não estragar. ehehehhe
Farid - Vira braço direito de Dedo Empoeirado (que não ficou muito feliz com essa situação) no decorrer do livro. É legalzinho.

Enfim... de um modo geral, gostei bastante do livro e recomendo sua leitura. Existe continuação para ele, que ainda não li, mas vou tentar fazer isso em breve. Ele é um livro infanto-juvenil, mas, com meus 22 anos, li tranquilamente e acredito que não tenha faixa etária. Ele é bem light e bom pra dar uma relaxada depois de ter lido um bom suspense, ou algum livro de ação.

É isso, espero que vocês possam lê-lo e, quem já leu, tenha gostado do post.


2 comentários:

  1. Já li esse livro e adorei! Achei muito bom, recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Excelente resenha embora eu não curta esse tipo de livro.
    Boa sorte no blog. Se possível, da uma olhada no meu que também é novo.

    http://escritorerc.blogspot.com.br/

    Boa noite, Ewerton Ricardo

    ResponderExcluir